CUIDADOS COM AS PEÇAS

Comprar uma jóia ou semi-jóia é um sonho de consumo para algumas mulheres, por isso devem ser armazenadas adequadamente.

As peças que contem pérolas, esmeralda e madre pérolas são mais sensíveis, porque as mesmas precisam respirar. Por esse motivo, devem ser guardadas em saquinhos de tecido, separadas de outros materiais.

Já para as outras peças, são recomendadas a utilização caixas ou porta-joias com divisórias, para separar uma da outra. Nunca as guarde em sacos plásticos.  Prefira locais arejados e iluminados, mas não as deixe exposta ao sol e ao calor.

Não use as peças durante o banho, porque o produto químico contido no sabão pode danificá-las. Recomendamos usar suas semi joias ou até mesmo as jóias, 15 minutos após ter usado hidratante e perfume. Evite situações que possam arranhar, ou quebrar suas peças. Sempre depois de usá-las, limpe-as para guardar.

No verão - Assim que chegar da praia ou piscina, deve-se lavar bem a peça com água doce e depois passar uma escova com cerdas macias para tirar qualquer resíduo de sal e cloro. Não tome banhos de mar com pérolas. O sal pode causar danos irreversíveis à textura da gema. A oleosidade natural da pele é excelente para as pérolas, deixando-as mais brilhantes e vistosas.

No dia-a-dia - Evite usar as joias em tarefas domésticas, pois alguns produtos químicos podem acelerar o processo de oxidação.

Na academia - Evite usar as joias durante a prática de atividades físicas, como ginástica e corridas, pois o suor causa um desgaste natural da peça.

Manuseando - Ao colocar ou tirar brincos e anéis, evite segurá-los pelas pedras. Quando for lavar as mãos, tire antes os anéis. O sabão pode ficar nos cantos das peças, prejudicando o brilho do metal e das pedras.

Manutenção - Periodicamente, segure-a junto ao ouvido e bata de leve na pedra com a ponta do dedo. Se ela estiver solta, você ouvirá um ruído característico. Neste caso, leve-a a uma oficina especializada, o mais rápido que puder. De dois em dois anos, leve as peças para uma revisão.